23 de fevereiro de 2017
Lady Susan - Jane Austen



No ano passado, propus a mim mesma ler todos os romances, contos e novelas desta autora tão querida e genial,confesso que ao longo do caminho tive algumas decepções e, infelizmente, esta novela não foi muito diferente...
Em Lady Susan, novela epistolar, acompanhamos a história dessa mulher através de suas correspondências e das pessoas ao seu redor, o problema é que essa protagonista difere e muito das heroínas austenianas, a mulher é detestável! Tudo o que ela faz é movido apenas pelo egoísmo e pelas aparências, algo que destoa totalmente das outras personagens da autora. 
Alguns podem até dizer, mas e Emma? Emma é um pouco egoísta, mas tem consciência e princípios, Susan não se importa nem um pouco em destruir a vida da própria filha para conseguir manter seu status. 
Enfim, a narrativa é muito bem escrita, o retrato irônico da sociedade inglesa oitocentista é bem interessante, porém não consegui me identificar com nenhuma personagem e a protagonista é tão insuportável que torna-se quase impossível ter vontade de terminar a leitura... Uma pena, porque a jovem Jane Austen (para quem não sabe esse foi o primeiro trabalho dela, publicado apenas postumamente) já dava mostras de sua maestria em retratar com minúcias a sociedade da época,o que é algo admirável, por isso não desisti do texto e continuei até o fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D