28 de agosto de 2016
O primo Basílio - Eça de Queirós


Sim, minha gente, estou lendo muitos clássicos sim e pretendo continuar desse jeito até o final do ano! Mas, diferente de vários outros títulos que resenhei nos últimos meses, esse não me agradou muito e, na verdade, só terminei a leitura porque, enfim, queria saber se o final salvaria a narrativa...

Em  O primo Basílio temos a faceta "realista" de Eça de Queirós colocada a prova. A narrativa se passa na Lisboa da segunda metade do século XIX e conta a história de Luísa, uma mulher burguesa e fútil casada com Jorge, um engenheiro simplório, mas enérgico. Os dois estão juntos há três anos, e não têm filhos, algo muito triste para o marido, porém, a esposa só está preocupada com seus vestidos e seus romances recheados de amores impossíveis e heróis avassaladores... 
Por causa do trabalho, Jorge precisa viajar ao interior do país e deixa a esposa sozinha na companhia das empregadas Juliana e Joana e pede aos amigos que "cuidem" dela, porque é muito "boazinha" e precisa que alguém esteja sempre ao seu lado para lhe indicar o certo e o errado... 
Algumas semanas se passam e surge o inesperado: Basílio, primo de Luísa e ex-noivo desta voltou do Brasil e veio visitar a prima e, quem sabe, reatar os velhos laços de parentesco (se é que vocês me entendem...) logo de início, o narrador já deixa claro que as intenções de Basílio são as mais perversas possíveis, ele quer apenas se divertir, a prima é uma mulher linda, "tolinha" e casada, ou seja, ele pode fazer o que quiser, voltar ao Brasil ou a qualquer outro lugar da Europa depois e tudo ficará bem, entretanto, Luísa é uma romântica sonhadora e se apaixona pelo primo, fazendo as maiores loucuras para ficar ao lado dele. 
E o pior nem é a traição em si, mas a fofoca da vizinhança que antes mesmo deles começarem o "romance" já os estava condenando e imaginando como uma mulher casada poderia receber um homem estranho todos os dias em sua casa! Além de uma idiotice da própria protagonista que deixou uma carta para Basílio de maneira negligente em seu quarto e a empregada Juliana que já odiava a patroa a pegou e decide usá-la para ameaçar e extorquir Luísa. A confusão está armada! 
Falando assim, o livro até parece interessante, mas ele faz parte do movimento realista, logo, muitos elementos que constituem essa narrativa destoam da escola e o fazem de maneira negativa. Primeiro, os personagens são todos arquétipos, não há aprofundamento psicológico dos mesmos e seus pensamentos são tão clichês que chegam a ser previsíveis demais. Segundo, as motivações deles são muito artificiais. A maneira como Basílio trata Luísa é tão superficial que soa forçada. E terceiro, o desfecho dessas personagens é tão previsível que chega a ser chato e assemelha-se ao final de qualquer romance romântico ou novela passional... Tudo isso para um leitor alheio talvez passe despercebido, mas se você gosta do Realismo tanto quanto eu e está acostumado a livros como Madame Bovary, Tess of the D'urbervilles e todos os romances do realismo Machadiano, com certeza ficará frustrado com essa leitura! 
Desabafei... 

12 comentários:

  1. Pena que não tenha te agradado tanto assim. Esse livro tá na minha lista há um bom tempo e eu nunquinha que li, mas foco, força e fé que ainda vou ler ele este ano.

    Percebi que tu tens lido muitos clássicos mesmo, hahah, continue assim, adoro suas resenhas. <3
    Beijos!
    Amanda Pires || Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Estou lendo muitas mesmo e lerei mais nos próximos meses! Recuperar o tempo perdido!
      Infelizmente, não gostei de O primo Basílio, mas espero que você leia e goste porque é tão bom uma leitura nos satisfaz!
      =)
      Bjss e obrigada!!

      Excluir
  2. Comprei esse livro num sebo pra ler, mas é só abrir e ataca minha rinite rsrs, pena que você não gostou, espero conseguir ler ele em breve também.
    Adorei sua resenha!!

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk
      Eu comprei uma edição nova mesmo porque também sofro desse mal!
      Quando ler, não esqueça de avisar para eu ler a sua resenha!
      Que bom que gostou da minha!! =)
      Bjss e obrigada!

      Excluir
  3. Já li quase toda a obra de Eça de Queirós, tanto romances, como contos e até algumas crónicas, mas falta-me ainda este Primo... o último que li foi A Ilustre Casa de Ramires, já este ano, e foi dos que mais gostei deste escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menino, eu, até agora, só li O primo Basílio, A cidade e as serras e alguns contos. Quero muito ler O crime do padre Amaro!
      =D

      Excluir
  4. Oiiii, como vai?
    Garota eu irei precisar ler esse livro para daqui a uns meses para a faculdade e confesso que eu já li uma obra de Eça, mas odiei HAUAHAUAHAUH não consegui mesmo gostar,mas li tudinho, quem sabe com esse eu tenha outra opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Tudo bem e você?
      Ah, menina, eu também precisei ler esse livro na época da facul, mas não li! kkkkkkkkkkkkkk Até imagino que você teve de ler o A cidade e as serras, né?
      Se foi, talvez, o primo Basílio seja mais interessante...
      Bjss

      Excluir
  5. Não consigo ler esse livro, não consigo mesmo... Sempre que tento, sinto sono e desisto kkk Quem sabe um dia né?
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Adorei, Isa! Eu também tive muitos problemas de sonolência mórbida com esse livro, mas segui até o fim, mas não recomendo para ninguém!
      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Faz tempo que estou afim de ler Eça, mas não sei por qual começar. O Primo Basílio é bem famoso e é meio desapontador que não seja bom como eu pensei. Que pena, né? Mas acho que um dia ainda tento algum dele.
    Beijoss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bel!
      Olha, você poderia procurar a cronologia de obras do autor, ele escreveu também O crime do padre Amaro e esse livro tenho muita vontade de ler e dizem que é o melhor dele.
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D